Wednesday, February 07, 2007

Oficina Orlando Pedroso


Este domingo conheci Orlando Pedroso, participando de uma oficina dele. Ela foi organizada pelo
"Ilustrando em Revista". O cara é um dos desenhistas mais simplistas e objetivos que já conheci. Possui sacadas para ilustrações com uma velocidade incrível e os desenhos ele faz com uma agilidade e rapidez de babar.

O Foco da oficina era apresentar algumas orientações e técnicas. Teve aquele exercício básico, o de pegar um assunto ou texto, e ilustrá-lo. No caso, o assunto "Existem corpos de piões de obra da torre de t.v de Brasília enterrados debaixo dela". -Façam em 15 minutos. 95% dos alunos desenhou algo óbvio, com a torre e algo a ver com cemitério, com lápides. Pelo menos cado um com sua linguagem e traços...O tio Orlando desenhou em 3 minutinhos um senhor barrigudo vendo t.v. e reclamando " -É por isso que essa T.V. só tem fantasma!".

Depois ele ensinou, desenhando na nossa frente, algumas técnicas. Aliás, são bem gostosas de se fazer. A primeira era com jornal. Eu aqui abusei na água, e o desenho virou praticamente aqueles testes de psiquiatria. Mostro o desenho se você estiver precisando de fazer esse teste. ;p

Abaixo estão os desenhos que fiz com tinta latéx e nanquim no papel pardo. Eles são grandões, tem 90 x 100 cm mais ou menos.



























Estes outros foram feitos para praticar com lápis carvão úmido e o sanguíneo, ambos finalizados com um toque de café, dos fortes. (sim, café molhando o desenho, eu não estava com sono não, estava era frenética!)


7 comments:

Anonymous said...

Uhuu, issoaê! Orlando manda!!!

Aqui no Rio ele palestrou no IlustraBrasil! Muito foda o trabalho dele!

E vc mandou bem também!

Bêjim!

Anonymous said...

Po, esse cara é fuderozo.
Gostei dos teus desenhos, depois tu me passa uns bizuus do curso?
narizin

Anonymous said...

Grande Luda com o coração!
Não, isso é aquarela com pastel oleoso!
Mostra mais desenhos da ofcina!
narizin!!

Unknown said...

gostei dos desenhos. ainda tenho q fotografar os meus pra colocar no meu blog tambem.....

veja meu blog e comente!

Cassio

Unknown said...

é, sou eu mesmo, do DI.
Quanto ao q vc escreveu no meu blog, o Robotnik é do Sonic, mas é verade: no final do Sonic 2 tem um Robotnik gigante e pançudo. Desse eu realmente tinha esquecido!

Anonymous said...

O Orlando é foda mesmo. Vc tinha que ver as gravuras dele num expo aqui em sampa. Uma mais linda que a outra.
E teu trampo tá bem legal viu.

Rafiza Varão said...

Oi, Luda. Tudo bom? Sou professora do Artefato... Escuta, quero te passar um trabalho para ilustrar cinco livros infantis. Topas? Call me: 8131 7729